Qualidade

SGQ-TEC

O SGQ-TEC representa uma ação conjunta das principais entidades instaladas no Espírito Santo representantes do Setor de Tecnologia da Informação (TI), para elaborar e implementar, de forma cooperativa, um modo integrado para desenvolvimento e qualificação das empresas que compõem esse Setor. Esse programa visa estabelecer um sistema devidamente organizado, com o propósito de desenvolver e qualificar empresas prestadoras de serviços na área de TI, minimizando seus custos e contribuindo para a melhoria da competitividade e da qualidade dos serviços ofertados. Participam do SGQ-TEC, como gestoras, as entidades: A SEDEC – Secretaria de Desenvolvimento da Cidade da Prefeitura Municipal de Vitória, a TecVitória – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, e a FINDES – Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo, através do SENAI-ES – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Espírito Santo, e do IDEIES – Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo. O apoio técnico é exercido pelo Instituto Euvaldo Lodi – IEL-ES.

Comprovadamente a certificação de qualidade eleva as empresas a novos padrões de faturamento pelo reconhecimento da garantia do atendimento às necessidades e especificações de seus serviços. Para a obtenção das certificações hoje disponíveis (CMM e ISO 9001) se faz necessária uma carga de investimentos não compatível com a grande maioria das empresas de Tecnologia da Informação sediadas no Espírito Santo, o que estabelece um distanciamento cada vez maior entre as empresas maduras e as emergentes, tornando, conseqüentemente, mais complexa a dinâmica para que estas últimas possam estar aptas a competirem em um mercado que apresenta constante evolução.

A proposta da certificação SGQ-TEC vem suprir a inexistência de um degrau intermediário que permita às empresas interessadas em evolução na garantia da qualidade estarem se diferenciando das que, mesmo estando competindo de igual para igual no mercado, não estão interessadas nos resultados que falhas possam trazer à sua imagem, e na resistência à contratação de não certificadas gerada por experiências ruins dos contratantes. A certificação SGQ-TEC é inteiramente baseada na NBR ISO 9001:2000 permitindo com isto a evolução para esta certificação total aproveitamento dos investimentos efetuados, o que garante a característica de “degrau”. O nível de aderência à NBR ISO 9001-2000 foi definido em 100%. Para a obtenção desta certificação foi montado um programa em cujo investimento financeiro total envolve aproximadamente 45% do necessário para a certificação ISO 9001.

As auditorias seguem o padrão utilizado com sucesso pelo “Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores da Federação das Indústrias do ES - PRODFOR”, que é uma iniciativa das empresas Aracruz Celulose, Belgo Mineira, Cesan, CST, CVRD, Elkem Participações, Escelsa, Garoto, Nexen Química Brasil, Samarco, Technip Coflexip, Petrobrás e Telemar, sendo utilizados os auditores em atividade para o programa, além de outros capacitados para atendimento à nova demanda esperada. Com este trabalho estamos viabilizando a um número maior de empresas a busca da certificação em qualidade, elevando o estado do Espírito Santo em médio prazo a um novo patamar de visibilidade em Qualidade de Serviços de Tecnologia da Informação, o que se reflete no mercado nacional como um todo.